PROJETO:
“PARÓDIA E POESIA EM SALA DE AULA”
O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. (José Arthur Giannotti)
TURMAS; 6º AO 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - 2009
Justificativa
A finalidade com este material é estimular nas crianças o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa, de modo a desenvolver a linguagem oral e linguagem escrita, as habilidades de inferência, conclusão, extrapolação, análise crítica e reflexão.
A diferente leitura de gêneros musicais e poéticos proporciona ao aluno essa vivência pela riqueza de informações que elas contêm.
Objetivos Gerais
Valorizar a leitura como fonte de prazer, que interage entre os alunos como importante fator de aprendizagem a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural, para juntos acreditarmos num futuro melhor.
Fazer com que desenvolvam sua criatividade de raciocínio lógico e que aprendam a respeitar seus colegas num trabalho em equipe.
Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas. Reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade.
Estimular a leitura de poemas, promover a aproximação do aluno com o texto poético, favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação por meio da leitura do texto poético, proporcionar a observação das características inerentes ao gênero poema.
Objetivos Específicos
- Desenvolver: a criatividade, interpretação, leitura, raciocínio lógico e o trabalho em grupo.
- Conhecer diferentes ritmos musicais.
- Desenvolver na criança aptidões por alguns gêneros musicais.
- Ler, ouvir e cantar por prazer.
- Reconhecer a música como fonte de prazer e lazer.
Conteúdo
- Estilo musical (ler, interpretar e criar poesia e paródia musical).
Procedimento
- Passar para os alunos um breve resumo sobre o que é paródia.
- Passar uma música e poesia como mostra de como pode ser transformada em paródias.
- Pedir aos alunos que formem grupos ou duplas e que criem paródias ou poesias.
- Será realizado um concurso de paródia englobando todas as salas do 6º ao 9º ano.
- Haverá uma premiação para as três melhores paródias e poesias.
Duração
- 30 dias
Avaliação
Analisar o progresso dos alunos no que tange a leitura e interpretação dos poemas e músicas, bem como a efetiva participação.
Os alunos serão avaliados diariamente nas aulas e de acordo com os trabalhos apresentados por eles.
Anexos
Segue abaixo alguns trabalhos para serem realizados em sala de aula.
O que é paródia?
A paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, em outras palavras é uma imitação burlesca. A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.
PARÓDIA MUSICAL
1. Paródia com a música Deixa disso "Felipe Dylon"
Foi numa segunda de aulão
que eu a vi pela primeira vez
sua blusa era vermelho paixão
sua calça nem queira saber
A partir daquele dia então ela sempre estava lá
naquela escola à pertuba, só pra te pertubar
Sempre que sentava na sala
começava a imaginar a vida de quem iria acabar
ela podia mandar descer, era só o Valcir dedurar
ô Margareth deixa disso eu não quero descer
vê se me dá uma chance, eu não fiz nada pra você
Eu fico o dia inteiro só tentando me esconder
lá na quadra, no banheiro, eu não quero ver você
Espero que um dia você possa engordar
Você é tão magrela, parece que vai quebrar
Sempre que sentava na sala
começava a imaginar a vida de quem iria acabar
ela podia mandar descer, era só o Valcir dedurar
ô Margareth deixa disso para de emagrecer
tu já é magra pra caraca vê se começa a comer
2. Paródia da música Morango do Nordeste
Paródia: BARANGA DO NORDESTE
Estava no meio do sono quando ela apareceu
seus olhos esbugalhados eram de quem morreu
os meus amigos falam que é feia demais
e até parece um botijão de gás
eu puxo essa bruxa e ela vem atrás
eu pesso pra baranga me deixar em paz
de noite o ronco dela parece um motor
por isso que eles falam que ela é um trator
o bicho é peludo que nem um chachim
ela é a baranga aqui do nordeste
e um saco de lixo é o que ela veste
apesar de esconder as batatas da perna
tem mais varizes lá que minhoca na terra
há que horror
ai ai ai que horror
é um horror
PARÓDIAS POÉTICAS
1. Paródia: Canção do Martírio CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem aeronaves, Minha terra tem palmeiras,
Que não podem decolar; Onde canta o Sabiá;
As poucas que decolam, As aves que aqui gorjeiam,
Não conseguem chegar lá. Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas, Nosso céu tem mais estrelas,
Nosso exército tem mais dores; Nosso céu tem mais estrelas,
Nossos aeroportos têm mais filas, Nossas várzeas têm mais flores
Nossas filas mais temores. Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em tentar, sozinho, a sorte, Em cismar, sozinho, à noite,
Nem jatinho vou encontrar; Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem aeronaves, Minha terra tem palmeiras,
Que não podem decolar. Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.